A Zona Oeste é uma cidade dentro do Rio de Janeiro. Ocupa mais da metade do município e tem mais da metade dos moradores do Rio.
A ocupação da região começou a partir das fazendas ali plantadas pelos jesuítas, que se estendiam até o município vizinho de Itaguaí. Estas fazendas, das quais a mais importante era a de Santa Cruz, produziam farinha, anil, arroz, açúcar, frutas e verduras, e a criação de gado também era significativa.
Os rebanhos da Zona Oeste, no primeiro reinado, eram grandes fornecedores de carne para a cidade. Por isso, em 1881 o matadouro da Praça da Bandeira foi transferido para Santa Cruz. Nesta época, o café já havia tomado conta das encostas da região e, a estrada de ferro possibilitava um maior desenvolvimento, atraindo a instalação de indústrias, como a fábrica de tecidos de Bangu.
Bairros como Guaratiba, Sepetiba, Mangaratiba receberam seus nomes de acordo com a abundância existente nas respectivas regiões. Por exemplo, o sufixo “Tiba” vem do tupi-guarani e quer dizer abundância de, logo, Sepetiba era uma região onde predominava o sapê. Com o uso, a palavra Sapetiba se tornou Sepetiba. Guaratiba era uma região com predominância de guará, ave de penas avermelhadas da família dos flamingos. Mangaratiba era outra região com predominância de manguezal. E assim, temos muitas outras histórias. Como a Ilha de Guaratiba, que nunca foi uma ilha, e sim, as terras do Sr. William, que no uso popular era “seu” ilha, que deu nome ao Bairro.
Hoje, a Zona Oeste é a região de maior crescimento da cidade, com sofisticados bairros residenciais e um crescente número de empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais. Sem falar nos contrastes existentes na região de favelas e sub-bairros das classes mais desfavorecidas.
A região contesta essa incompreensível e inaceitável negligência da Prefeitura em relação à Zona Oeste. Porque não se pode permitir que essa importante área residencial, comercial e industrial continue mergulhada num processo de desordem urbana, algo que tem sido motivo de preocupação das autoridades na preparação para as Olimpíadas de 2016.
Cada um dos 41 bairros da Zona Oeste tem problemas específicos, além daqueles que já estamos cansados de conhecer, como falta de segurança, degradação ambiental, desorganização do sistema de transportes, buracos nas ruas, falta de pavimentação das estradas que integram a região, iluminação precária e engarrafamentos provocados pelo afunilamento das vias e praias mal cuidadas e assoreadas pela lama e esgoto.
Pois, nenhum desses problemas pode ser considerado sem solução. O que falta é a vontade política para resolvê-los. Portanto, se faz necessário que sejam eleitos políticos que realmente se preocupem e lutem por sua revitalização. As autoridades precisam olhar com mais carinho por essa parte do Rio de Janeiro tão abandonada nos últimos anos.
A TransOeste é uma dessas providências tomadas pela Prefeitura, que vale a pena ressaltar. Trata-se de um corredor expresso que vai ligar Santa Cruz e Campo Grande à Barra da Tijuca, com linhas de acesso aos bairros no entorno. É uma obra grande que inclui a abertura do Túnel da Grota Funda, porém, para quem se locomove por Santa Cruz, Campo Grande, Guaratiba, Recreio e Barra vai levar metade do tempo, além da comodidade com os ônibus do sistema BRT. Veículos especiais, articulados, que rodam em pistas exclusivas e transportam até 160 passageiros com rapidez e conforto e nos 56 km de extensão da TransOeste estarão as supermodernas Estações BRT, onde o passageiro compra o bilhete e quando o ônibus chega embarca imediatamente, sem perca de tempo nas rampas de acesso direto às portas. Também existirá maior comodidade para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, que terão vida facilitada pelas rampas, catracas especiais e área de espera.

A Estação BRT é parecida com a plataforma do Metrô, e ao longo do corredor TransOeste serão 64 delas.
(Fonte: Informativo Zona Oeste).
Acredite! Este é o melhor Caminho!
O Sistema BRT hoje já é uma realidade! Apesar de muita luta e muito ainda por concluir e até embargos pela justiça, o povo da Zona Oeste já pode usufruir deste sistema de transporte que tem melhorado em muito o ir e vir de muita gente da região!



Nenhum comentário:
Postar um comentário